img
  • 02/08/2022

Consumidor 5.0, um novo perfil de cliente

Nos últimos anos foi possível observar uma mudança na relação entre empresas e clientes. Antes da internet, o contato era básico e direto. Hoje, o mercado precisa se adaptar para as evoluções no comportamento do público, chegando ao consumidor 5.0.

O consumidor 5.0 surge com os nativos digitais, geração imersa no mundo digital, que potencializou a criação de um novo perfil de consumidor, com hábitos comportamentais baseados na tecnologia e muito diferentes das gerações anteriores. Sendo assim, a necessidade de se adaptar ao cliente e hábitos de consumo.

Vale a pena relembrar o que caracteriza cada perfil:

Consumidor 1.0
Prático e direto: um produto para solucionar um problema. A relação entre comprador e vendedor se restringia ao espaço físico da loja ou estabelecimento, quando a empresa oferecia determinado produto e o consumidor comprava em um processo mais simplificado. 
 
Consumidor 2.0
O mercado se expandiu para mais opções para o consumidor e concorrência para o vendedor. Enquanto o cliente precisava começar a comparar serviços e produtos, as empresas precisavam mostrar o seu diferencial para ganhar seu espaço. Com consumidores mais exigentes, surgiu também a segmentação do público para conquistar uma audiência específica.

Consumidor 3.0
Com a internet e outras tecnologias se tornando mais acessíveis, o Consumidor 3.0 passou a estar presente na internet e acaba procurando produtos e serviços por ali. Exigência com a qualidade, atendimento rápido, eficaz e integrado. O consumidor procura informações através de redes sociais e blogs, passando a ter mais autonomia durante a compra.

Consumidor 4.0 
Com a autonomia que a internet trouxe ao cliente em sua relação com as empresas surge a necessidade de uma aproximação entre empresa e cliente, muito além do produto, a comunicação e a informação se tornaram fatores importantes para o consumidor. O consumidor 4.0 demanda personalização e um serviço humanizado.

Consumidor 5.0 
Boa parte dos consumidores 5.0 nasceram em um mundo conectado, a geração dos nativos digitais já domina as novas tecnologias, do smartphone às plataformas de venda online. Está aí a grande diferença: a internet não é só fonte de pesquisa, mas o meio de compra de produtos e serviços.

A tomada de decisão não é orientada somente pela qualidade, esse grupo leva em conta todo o valor agregado do produto, como uma boa experiência e atendimento personalizado das marcas, com quem tem uma relação muito mais próxima. 
As estratégias para envolver o consumidor 5.0

Nesse momento, invista no uso de dados e no foco no cliente para conquistar e fidelizar  clientes para sua empresa. Lembre-se: o atendimento personalizado irá trazer bons frutos. Esses consumidores procuram um laço emocional com a empresa, dê a eles o que querem! 

O consumidor 5.0 é o futuro das relações entre empresas e clientes, principalmente com mais nativos digitais com poder de compra. 

Uma forma de oferecer uma experiência digital aos consumidores, é através de site e aplicativo próprio para delivery, que se tornou tendência nos últimos anos. Ótima estratégia para atrair e fidelizar consumidores.

Sua empresa ainda não possui site e aplicativo próprio? Entre em contato agora mesmo com o Clube Delivery para você ficar por dentro das tecnologias e oferecer o melhor para seus clientes!